História

Roda Calunga

Florianópolis, Ilha de Santa Catarina – Brasil

O núcleo coordenado pelo Mestre Kiko no Grupo de Capoeira Angola Palmares tem sua origem na Associação Cultural Ilha de Palmares, fundada em Florianópolis-SC por Wilson Roberto Alonso Colunga, o Mestre Calunga.

Desde 1982, o trabalho de Mestre Calunga com a Associação dos Pequenos Pescadores e Rendeiras da Barra da Lagoa já se destacava como um dos pioneiros projetos sociais relacionado ao ensino da capoeira para crianças e adolescentes em Florianópolis-SC.

Em 1988, Mestre Calunga filiou seu trabalho com capoeira na Associação Brasileira Cultural de Capoeira Angola Palmares (ABCCAP), coordenada pelo baiano Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. Assim, foi fundada a Associação Cultural Ilha de Palmares, que manteve os ensinamentos a partir deste Mestre, seus fundamentos e tradições, um estilo de Capoeira Angola com origem na periferia de Salvador/BA.

Ao longo desses anos, a Associação Cultural Ilha de Palmares desenvolveu diversos projetos nas áreas sociais e culturais como possibilidade de inserção social, acreditando que a arte é um instrumento criador de valores próprios, essenciais ao desenvolvimento humano. Seus projetos e aulas exercem grande influência na prática cultural do município de Florianópolis desde a década de 80.

O trabalho do Mestre Kiko é fruto desta história. Inciou na Capoeira em 1992 como aluno de Moriel Costa, um dos primeiros alunos de Mestre Calunga. Foram eles os responsáveis por incentivar e orientar suas primeiras atividades como professor de capoeira nos anos de 1995 e 1996. Sempre buscou levar a diante os ensinamentos e fundamentos difundidos pela Associação Cultural Ilha de Palmares, assim como, pelo Grupo de Capoeira Angola Palmares coordenado por Mestre Nô.

Em 2012, Mestre Calunga inicia um novo trabalho e funda a Associação Cultural Fortaleza da Ilha, desvinculando-se do Grupo Palmares, porém mantendo Mestre Nô como padrinho e conselheiro da Associação. Neste mesmo ano, Kiko decide permanecer filiado à Associação Brasileira Cultural de Capoeira Angola Palmares e organiza um núcleo desta Associação em Florianópolis onde passa a ser orientado diretamente por Mestre Nô.

“Capoeira na Roda, Capoeira na Vida!”
Mestre Nô